Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Revista GeAS é uma publicação científica interdisciplinar das áreas de Administração e Planejamento Urbano e Regional/Demografia, com a missão de contribuir para a disseminação do conhecimento da Gestão Ambiental e da Sustentabilidade, em suas três dimensões (ambiental, social e econômica). A revista privilegia a divulgação de pesquisas inéditas, artigos teóricos, casos práticos de gestão, relatos técnicos e notas técnicas que possibilitem subsidiar a reflexão acadêmica e a prática profissional sobre iniciativas sustentáveis em organizações privadas, públicas e da sociedade civil.

A convergência de esforços no âmbito das organizações, das pressões da sociedade civil e da implantação de políticas públicas, o desenvolvimento e a utilização de processos sustentáveis marcam a época em que vivemos. A formação e ampliação de conhecimento nessa temática gera benefícios amplos para toda a sociedade, permitindo realizar objetivos ambientais, econômicos e sociais mais equilibrados.

A Revista GeAS adota integralmente as Boas Práticas da Publicação Científica: um manual para autores, revisores, editores e integrantes de Corpos Editoriais - Committee on Publication Ethics (COPE). Todos os artigos publicados são credenciados com o sistema digital (DOI) desde 2012.

Atualmente, a GeAS está indexada nas seguintes bases de dados: Redalyc; Latindex; Proquest; Spell (ANPAD); Ebsco Host; ErihPlus; Gale Cengage Learning; Redib; Livre; Dialnet; Emerging Sources Citation Index – Web of Science (Thomson Reuters) e Directory of Open Access Journals (DOAJ). Estes indexadores (Clique aqui e veja as Fontes de Indexação) nacionais e internacionais têm como objetivo promover a divulgação e visibilidade dos artigos publicados pela revista.

CADASTRO NO ORCID

  • Como forma de padronização de autoria, o Comitê da RDBCI tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).
  • O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.
  • Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastroÉ obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

 

As submissões de artigos científicos e relatos técnicos poderão ser feitas conforme as linhas editoriais descritas a seguir:

1. Gerenciamento Ambiental

Esta linha de submissão fomenta os estudos sobre elementos técnicos relevantes para a concepção de ações destinadas a mitigar problemas ambientais reais e potenciais causados pelas atividades das organizações. Busca o uso mais eficiente dos recursos disponíveis e avalia as externalidades resultantes da produção de bens ou serviços. Preocupa-se com a prática profissional voltada para a sustentabilidade em operações. 

2. Gestão da Sustentabilidade

Esta linha de submissão procura estabelecer uma melhor compreensão das demandas e condicionantes que definem as relações de responsabilidade ambiental entre a sociedade civil, organizações públicas e privadas. Busca aprimorar o entendimento das normas legais e promover a adoção de práticas sustentáveis. Investiga como a governança pública expressa os interesses da sociedade, levando à formulação de políticas ambientais

3. Eficiência Energética

Esta linha de submissão busca trabalhos que abordem diretrizes de fornecimento de energia para as cidades, incluindo perspectivas para energias renováveis em suas várias modalidades, a racionalização do uso da energia elétrica e da energia fóssil, e do reaproveitamento de resíduos. Busca-se a fronteira do conhecimento dos pontos de vista da modelagem do funcionamento das cidades e das interações entre seus elementos, do desenvolvimento  tecnológico e do desenvolvimento de políticas para incentivo de novos padrões de produção e consumo.

4. Mobilidade Urbana

Esta linha de submissão fomenta estudos nos seguintes temas: infraestrutura urbana; transportes urbanos; dinâmica / mobilidade urbana, e sociedade em redes. Busca o aprimoramento de politicas públicas e de planejamento, que tenham em perspectiva a construção de um novo paradigma de mobilidade urbana, em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável.

5. Construções Sustentáveis

Essa linha de submissão busca por trabalhos de pesquisa que tenham por objeto o estudo de ferramentas de gerenciamento e inovações tecnológicas que garantam a mitigação dos impactos ambientais causados pelas obras de Construção Civil,  de forma a contribuir de para a inserção da preocupação ambiental no setor da Construção Civil e nos constituintes de sua cadeia produtiva.

Classificação CAPES/QUALIS: B2 (Administração)



v. 7, n. 2 (2018): Maio - Agosto

Sumário

Artigos

Divulgação de Informação na Internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses PDF
Verónica Ribeiro, Sónia Monteiro, Ana Moura 185-209
Análise Do Disclosure Dos Custos E Investimentos Ambientais Das Empresas Potencialmente Poluidoras Que Compõem O Índice De Sustentabilidade Empresarial Da Bovespa PDF
Gabriela de Vasconcelos, Márcio Sampaio Pimentel 210-229
Gestão de Resíduos Sólidos em Empresas Metalomecânicas de Pequeno Porte PDF
Uitã Dutra Stumpf, Vanessa Theis, Dusan Schreiber 230-247
ORGANIZATIONAL PERFORMANCE AND ADOPTION OF SUSTAINABLE PRACTICES IN THE AGRIBUSINESS INDUSTRY PDF (English)
Arthur Caldeira Sanches, Adriane Angélica Farias Santos Lopes de Queiroz, Luis Henrique Pereira 248-263
Evolução da Gestão da Drenagem Urbana na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu PDF
Fabiane Andressa Tasca, César Augusto Pompêo, Alexandra Rodrigues Finotti 264-283
Critérios utilizados pelo IBAMA para definição da viabilidade ambiental de hidrelétricas no Brasil PDF
Andre de Lima Andrade, Marco Aurélio dos Santos 284-299
Determinantes da divulgação voluntária do relatório de sustentabilidade nas empresas de energia elétrica e de telecomunicações listadas na BM&FBOVESPA PDF
Mércia de Lima Pereira, Wenner Glaucio Lopes Lucena, Simone Bastos Paiva 300-321
Ensino e Pesquisa-Ação Para Resolução de Problemas Hidricos em Uma Instituição Pública de Ensino: Uma Solução Sustentável PDF
Valter Antônio Senger, Raquel Fernanda Ghellar Canova, Leandro Dorneles Dorneles dos Santos, Jovani Patias 322-339
Percepção Ambiental de Gestores Sobre as Áreas Verdes em Instituição de Ensino Superior PDF
Viviane Andrade Ribeiro 340-358
Green Innovation: complexidades e revelações a partir da literatura internacional PDF
Marcello Romani-Dias, Aline dos Santos Barbosa, Seimor Walchhutter 359-377


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Gest. Ambient. Sustentabilidade, São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2316-9834

Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP (Brasil), Cep: 01504-000